Pages

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Detonado PS2: Tomb Raider Anniversary

4263-tomb-raider-anniversary-4097f51
Tomb RaiderAnniversary é um jogo de ação e aventura produzido para comemorar os 10 anos da franquia,
o jogo foi co-desenvolvido pela Crystal Dynamics e pela Buzz Monkey Software para os consoles PlayStation PortablePlayStation 2PC e Nintendo Wii. Uma versão para o PlayStation 3 está incluído na coleção de Tomb Raider Trilogy lançado em março de 2011 e foi remasterizado em HD. A Eidos anunciou para 1 de junho de 2007 como data de lançamento para a PS2 e versão para Microsoft Windows na Europa e 5 de junho como data Americana. A versão PSP foi lançada logo depois juntamente com a versão Wii. A versão Xbox 360 foi anunciada oficialmente para 18 de junho de 2007.


DETONADO


PERU

Mountain Caves
Time Trial: 6 minutos
Inimigos: 14
Medipacks: 5
Tesouros: 4 (3 artefatos, 1 relic)

Comece subindo na plataforma de gelo que está à sua esquerda e pule para alcançar a outra plataforma mais alta. Vire a câmera e você terá a chance de estrear seu Grapple Hook (a corda das mil e uma utilidades) para alcançar a plataforma que está do outro lado da montanha.
Suba mais uma plataforma e agarre na parede para chegar às escadas que levam à grande porta, ao seu guia (um peruano com cara de mexicano) e a mais alguns desafios. Converse com o sujeito, que não dirá mais do que duas palavras, e suba nas escadas do canto para usar mais uma vez o Grapple Hook e chegar do outro lado. Continue subindo pelas plataformas até finalmente chegar à parte mais alta da porta, na qual você terá um botão para abri-la.

Finalmente, após a animação, Lara estará dentro da caverna (onde você a conheceu pela primeira vez no Psone, mais quadrada). Prossiga pela caverna e, invariavelmente, você acionará uma plataforma no chão que ativará uma armadilha logo à frente (são as tais flechas venenosas cuspidas das bocas de totens nas paredes). Você tem duas opções: começa treinando suas habilidades e passa pela armadilha usando o botão de rolar pelo chão ou desativa a armadilha. Como a primeira opção é muito fácil, veja como passar da segunda.

Logo que você sai da plataforma que ativa a armadilha, vire-se para a parede do canto esquerdo (antes do primeiro totem que cospe flecha) e agarre no canto mais alto da parede. Continue subindo pelas plataformas e movendo Lara pela parede até agarrar a primeira alavanca, que precisa ser baixada com o peso da heroína. Ainda agarrado nela, pule para a parede do lado oposto, agarrando-se a outra plataforma. Continue se movendo entre as plataformas até ser obrigado a descer entre as demais e, finalmente, agarrar a segunda alavanca, que desativará por completo a armadilha.

Agora você já pode desfilar a beleza de Lara nesta primeira parte da caverna, pois nenhum totem se atreverá a cuspir uma só flecha. Desça para a área principal e faça o caminho das escadas mais uma vez, prosseguindo pela direção da direita, que levará a uma plataforma mais alta.

Dentro dessa área, prepare sua Desert Eagle para acertar três morcegos e, antes de prosseguir pelo caminho de que eles vieram, siga para o canto da esquerda, no qual você terá uma área escura com uma plataforma no alto. Para chegar até ela, basta subir na pequena pedra coberta com neve no canto direito e realizar um superpulo para agarrar-se à plataforma, que esconde um Large Medipack.

Só então siga pela caverna de que os morcegos surgiram, e você chegará uma área mais arborizada. Agarre a corda que está pendurada à sua frente e suba nela um pouco para ter altura suficiente para se jogar na parede à frente e agarrar a plataforma.
Volte o caminho todo e desça na parte mais baixa da área para dar cabo de mais dois morcegos. Siga pela parte fechada da área e acione a alavanca no canto direito para abrir a porta. Você chegará a uma área com duas pontes. Assim que passar por uma delas, será destruída. Rapidamente saque sua arma e prepare-se para acabar com dois lobos. Nessa área mais baixa, entre em uma pequena caverna para pegar um Small Medipack e só então se agarre ao resto da ponte para chegar à plataforma mais alta.

Antes de cruzar a segunda ponte (esta é firme), vire-se 180 graus e verá uma rocha bem no canto. Use os cantos das plataformas para chegar a esse local. Você encontrará outro Small Medipack. Seguindo pela ponte, use a corda à frente para pular no canto da esquerda e pegar um Large Medipack.

Volte para a corta do alto e pule para a plataforma do outro lado. Antes de prosseguir para a outra área, pegue um Large Medipack escondido atrás da última coluna à esquerda.
Nessa área, você encontrará mais uma vez um corredor de totens que cospem flechas. Porém, não existe nenhum dispositivo que os desative. Simplesmente aguarde o melhor momento para correr até o outro lado sem se importar com flecha ou malabarismo. Fazendo direito, você não será atingido.
No final, você estará de frente a uma grande porta, que só pode ser aberta com a movimentação de duas colunas laterais (presas à porta) e ao pisar no switch no chão.
Comece agarrando a parede do canto esquerdo e pule na plataforma mais alta. Acabe com o lobo que surgir do corredor à esquerda, mas, antes de prosseguir, agarre a parede do canto para chegar a uma altura em que dê para agarrar a primeira coluna do alto (que será baixada com o peso de Lara). O tempo não é curto, mas você precisa ser rápido e chegar ao outro lado da área. Siga pelo corredor de que surgiu o lobo, agarre o arpão que está na parede e se jogue para o outro lado da plataforma.

Acabe com outros dois lobos que surgirem e siga para o final do corredor, onde você terá como agarrar em mais um canto alto da parede e, finalmente, alcançar a segunda coluna suspensa. Caia novamente na frente da porta e ative o switch do chão para abrir a porta que leva ao final da fase.


Tesouros

Artefact 1
Logo depois de entrar na caverna e passar pelos dardos, pule pela ponte quebrada e quando acessar o trecho com piso de madeira, em vez de se pendurar na parede, repare que há uma borda para se pendurar do outro lado, encostada no muro de rocha. Siga pelo caminho lógico saltando até alcançar o primeiro artefato do game.

Artefact 2
Logo depois de coletar o primeiro, você prossegue e encontra um local parecido com um buraco, no qual você desce e aciona uma alavanca para abrir a porta. Em vez de descer, aproxime-se da borda e repare que há uma argola no teto. Use o arpão para se pendurar e alcançar o parapeito do outro lado, onde você deve se pendurar. Localize os próximos locais em que você deve pular e agarrar-se e alcance o segundo artefato. Não há como errar. Caso você caia antes de chegar ao tesouro, use as rochas para escalar até o pavimento superior.

Artefact 3
Depois de atravessar o trecho em que a ponte se quebra e os lobos atacam, você tem acesso à sala onde há um buraco e uma corda para se pendurar e atravessar para o outro lado. Caso você já tenha caído, é onde está o urso. Caso não, é hora de descer e enfrentá-lo. Depois de abatê-lo, siga pelo corredor e acione a alavanca. Ela dá acesso ao terceiro artefato.

Relic – Killer Whale Bottle
Quando chegar à parte final da fase, em que você deve abaixar as duas rochas para que a porta grande se abra, repare que há um mastro no alto dela. Isso indica que você passará por ali. Depois de abri-la, não siga para a segunda fase. Escale pelo lado direito, vá para o lado esquerdo e faça o seguinte procedimento: quando saltar para o mastro que se move, levando-o na direção da rocha pendurada na corda, seja rápido, saltando logo em seguida, antes que Lara dê a primeira volta nele. Se conseguir, ela se pendurará na parede ao lado. Uma boa dica é saltar para o mastro que se movimenta segurando para baixo e apertar repetidamente pulo para facilitar. Ela pode cair e morrer. Feito isso, salte para o mastro que está sobre a porta e pule para a parede do outro lado. A partir daí, o caminho até a primeira relíquia será óbvio.




City of Vilcabamba
Time Trial: 7 minutos
Inimigos: 17
Medipacks: 4
Tesouros: 1 (1 artefato)

Assim que você subir as escadas, prepare-se para enfrentar um urso. Você será apresentado a uma nova habilidade da Lara: o medidor de adrenalina, que é útil para realizar aquele estrago mais circense nos inimigos.
Dando fim no urso, prossiga pelo corredor até chegar à primeira coluna. Desça, vire-se e pegue o Medipack atrás da pedra. Para sair do local, use as plataformas da parede à direita para chegar à segunda coluna e sair da caverna. Desça as escadas e acabe com os dois lobos que estão ao lado da coluna destruída. Assim que você descer as escadas que levam ao vilarejo, você será atacado por mais um urso. Acabe com ele e pule na pequena piscina no centro da área. Siga então pelo túnel. Desça o mais profundo possível para ativar a alavanca e abrir a saída do alto.

Nesta área, suba as escadas e, após quebrar a ponte, atire na fechadura para abrir a porta do local. Puxe a caixa que estiver presa no corredor e, dentro do local, pegue munições para uma Shotgun e uma Village Key. Empurre a caixa para o canto da área e pegue o Medipack dentro da pequena área.

Use a chave na porta da área, acabe com três lobos que surgirem e você chegará a uma área com uma porta gigante e dois caminhos para seguir. Você precisará entrar em cada um deles, passar pelas plataformas para chegar na parte mais alta e pendurar-se no pilar que será movido e abrirá cada lado da grande porta.

Feito isso, siga para a porta principal da área anterior. Assim que passar por ela, você encontrará uma pequena caverna como a que encontrou no começo da fase. Dentro do local, pule na pequena plataforma e desça pelo muro para pular e agarrar a barra horizontal. Pule na plataforma do meio, pule na coluna do final e continue pulando entre as plataformas até sair dessa pequena área.
Enfrente mais um lobo, pegue as munições da Shotgun e use a caixa para alcançar as plataformas do alto e pule no meio do pilar para chegar do outro lado. Na próxima área você precisa descer na parte baixa, subir novamente pela barra lateral e, assim que chegar ao canto do alto, desviar-se das flechas para pular em outro pilar central, que leva ao corredor do final da fase.

Tesouro

Artefact
Leva a jaula com a múmia até o lado de fora da casa e use-a para alcançar o poste e subir até o piso acima do telhado da casa. A partir daí, basta seguir a trajetória de saltos até a cachoeira onde está o secret.


The Lost Valley
Time Trial: 15 minutos
Inimigos: 16
Medipacks: 11
Tesouros: 3 (2 artefatos e 1 relic)

Você chegará a uma área com uma cachoeira no centro, uma rampa à direita, algumas plataformas à esquerda e um lago. Acabe com os lobos que o atacarem e pegue a primeira engrenagem no canto esquerdo. Suba nessas mesmas plataformas para pegar munições para a Shotgun e, assim que chegar ao topo da cachoeira, pule no rio. Atire na ponte suspensa e use a barra de ferro para chegar no outro lado. Use seu Grapple Hook para continuar seguindo pelo único caminho até chegar às plataformas da direita.
Cruze a ponte e pegue a segunda engrenagem. Acabe com os morcegos e atire na ponte que você cruzou para revelar um dispositivo em que pode pendurar seu Grapple Hook. Antes de prosseguir, continue seguindo pela barra de ferro para chegar à entrada da cachoeira. 

Puxe o dispositivo para abrir o portão submerso e volte todo o caminho até chegar novamente à área com a ponte que havia destruído. Só então use o Grapple Hook, mas, antes de voltar pelo caminho, vire Lara para o canto esquerdo da cachoeira e você verá uma pequena caverna abaixo. Pule nessa área e você encontrará um Medipack e a Shotgun.
Volte todo caminho e pule na rampa. Como você ativou o dispositivo na água, verá uma nova entrada no túnel submerso. Nadando dentro desse local, você encontrará outro Medipack. 

Saindo da água, você terá de acabar com três lobos. Use a engrenagem no mecanismo para ativar a primeira série de catracas e use as barras para chegar à parte mais alta. Use a outra engrenagem, pule na parede do canto e suba na plataforma mais alta. Você precisará encontrar a terceira engrenagem. Para isso, pule na plataforma da mesma parede que você estava e siga para a direita até chegar a uma corda. Pule do outro lado da área e caia na plataforma para formar outro caminho.

Entrando na passagem, acabe com o urso e siga para a grande coluna de pedra no centro. Dentro de uma pequena entrada à direita você terá o primeiro artefato da fase, que você pegará a seguir.
Suba pelas plataformas de madeira e pegue munição para a pistola. Retorne o caminho para encontrar outra plataforma na parede à esquerda das duas colunas. Desça pela área e continue pelo caminho para pegar munições para a Shotgun e chegar a outro desfiladeiro. Pule com cuidado para a plataforma mais distante e agarre no canto à sua frente para seguir à direita e pegar mais munições para a Shotgun. Use a barra para chegar a outro canto, sair do desfiladeiro... E chegar a outro, é claro.

Siga até o local que tiver o Medipack e, após acabar com os dois morcegos, continue seguindo pela área para agarrar-se ao canto da direita. Desça até a parte mais baixa e, assim que estiver no meio da plataforma, jogue-se para o outro lado, onde, em um canto da plataforma, você encontrará outro Medipack.
Continue pela plataforma maior até chegar em uma área gigante. Prepare suas armas para enfrentar seis Raptors. Após a chacina, você terá uma animação interativa em que precisa apertar os botões no momento exato (como em God of War). Desviando de todos os Raptors que surgirem, você terá o primeiro chefe do game.

Chefe: T-Rex
O dino pode intimidar pelo tamanho – com poucas mordidas a pequena Lara pode ser estraçalhada –, mas ele não deixa de ser relativamente lento, o que o ajuda a se manter sempre o mais longe possível dele e conseguir tempo para acertar a maior chuva de tiros que puder.
O segredo é ficar próximo aos troncos, que possuem espinhos, pois, conforme você o acerta, sua raiva aumenta cada vez mais, até chegar um momento em que ele fica correndo loucamente pela área (e pode acertar esses troncos). Faça uso também da barra de adrenalina e você não terá muitos problemas em derrotá-lo. Após a luta, mais uma cena interativa acontecerá. 

Nesta área que você está existem uma série de prêmios para serem coletados. Feito a limpa na área, entre na construção destruída de onde surgiu o T-Rex, pegue a terceira engrenagem e siga nadando. Dirija-se pelo túnel que leva à saída, pule pela barra para chegar ao canto e continue seguindo pelas plataformas para chegar ao outro lado. Pegue o Medipack e continue seguindo pela área até chegar à parte mais alta do local em que você foi atacado pelos Raptors.

Dentro da construção destruída, pegue dois Medipacks e continue seguindo para a esquerda até pegar munições e mais Medipacks. Saia do local para pendurar-se na plataforma e pular entre as pontes. Entre na construção para pegar mais um Medipack e saia para pular pela parede do canto esquerdo até chegar ao alto. O segredo agora será pular pelos pilares caídos e chegar à barra de ferro do canto direito do outro lado da área. Fazendo isso, você chegará a uma plataforma que levará para a caverna em que você chegará de volta à área com os desfiladeiros, antes de chegar nos Raptors.
Você precisará voltar todo o caminho para chegar ao local das engrenagens. Para isso, pule pelas plataformas com cuidado até chegar à área principal. Suba as escadas, coloque a terceira engrenagem no local certo e você fechará a comporta da cachoeira e terá acesso à outra área da caverna, que leva ao final desta fase.

Tesouros

Artefact 1
Depois de usar a segunda engrenagem e alcançar a caverna que leva ao vale dos dinossauros, mate o urso e faça o seguinte: suba pelas plataformas e pare sobre a qual você pegou a munição. Apesar de parecer alto, pule na direção da plataforma em que você está para o telhado da casa, lá embaixo. Quando ela começar a deslizar, salte novamente para se agarrar à coluna. Contorne-a e salte para o buraco na parede.

Artefact 2
Depois de pular pela ponte quebrada, escale as paredes e a coluna, mas, quando chegar ao topo, não escorregue pela rampa. Pule para o outro lado dela. É só reparar que há um local inexplorado lá embaixo. Descendo, você encontra o artefato 2.

Relic - Kero Mug
Quando chegar ao final da fase e a queda d’água cessar, suba até o local no qual você coletou a segunda engrenagem, onde há duas cachoeiras. Salte para o mastro preso à roldana e em seguida para o mecanismo em frente à cachoeira. Escale-o até o alto e pule para o parapeito adiante. Entre, acione a alavanca. Esta grade que você abriu está no rio. Com a comporta fechada você consegue nadar nele. Caia e procure-o do lado direito, no sentido da barragem.



Tomb of Qualopec
Time Trial: 13 minutos
Inimigos: 2
Medipacks: 5
Tesouros: 2 (2 artefatos)

Você chegará em um gigantesco desfiladeiro. Use as colunas para chegar em uma área com um desenho enorme no centro da área e três portas. Indo para o norte, uma bola gigante cairá do alto. Desvie dela para não morrer e, só então caia no desfiladeiro usando os muros nos cantos esquerdos da porta ao sul. Você precisará chegar nas paredes do canto noroeste da área, para isso, mova a plataforma mais alta do local para o canto certo.

Antes de prosseguir pelo corredor, continue subindo pela parede do canto esquerdo para chegar à parte mais alta, atirar o medalhão suspenso e causar outro desmoronamento, que destruirá mais uma parte da área. Pule com o Grapple Hook até o dispositivo do outro lado e acione-o para abrir o primeiro portão.
Alinhe as duas plataformas para chegar à porta leste. No local, tome cuidado com as flechas e use a coluna mais alta para chegar ao outro lado e sair dessa área. Siga pelas próximas plataformas e passe pelas armadilhas para conseguir chegar do outro lado. Siga pelo corredor com o dispositivo da direita à sua frente. Pule no tronco da esquerda e pule na barra de ferro para chegar ao alto e conseguir pular o dispositivo. Volte todo o caminho, tomando cuidado com as novas armadilhas e com o Raptor que surgirá.

Arrume as plataformas para chegar à porta do lado oeste e, seguindo pelo local, pegue mais munições próximo às armadilhas. Saia do local desviando de mais armadilhas e, assim que chegar à nova área, o chão será destruído. Acabe com os dois lobos e suba na plataforma do canto inferior para pegar uma caixa escondida na parede e jogá-la no centro da área.
Use esta caixa para subir no pilar da esquerda e pule pelas plataformas para chegar à parte alta e acessar o terceiro dispositivo. Continue pelas plataformas e volte todo o caminho tomando cuidado com o Raptor e com as armadilhas novamente.

Na área central, siga pelo corredor principal (agora totalmente aberto) e, após a cena, corra o mais rápido que conseguir pelo corredor seguindo na direção sul e saindo de toda a caverna. Você terá uma animação interativa (seqüência: cima, baixo, direita) e completará a fase.

Tesouros

Artefact 1
Quando acessar o corredor ao lado direito, que leva você à sala em que o chão cai, repare que no buraco no caminho está o artefato. Desça aproveitando-se do mastro para chegar ao poste se agarrando.

Artefact 2
Depois de pegar o primeiro, siga em frente. Depois que o solo desabar e você matar os lobos, siga o esquema do detonado se pendurando na parede. Em vez de saltar do poste para a alavanca, escale-o até quase o teto e pule para a que está quase do lado oposto, com duas entradas. Dê um giro de 360º para encontrar. Utilize a entrada da direita.



GRÉCIA

St. Francis' Folly
Time Trial: 34 minutos
Inimigos: 8
Medipacks: 6
Tesouros: 6 (6 artefatos)

Acabe com os dois tigres e, após a animação, pule nos pilares para chegar à parte superior. Você encontrará uma figura com pontos que formam sua constelação. Atirando nesses pontos em uma seqüência correta, você abrirá novos caminhos pela fase. Para abrir a porta que está logo atrás de você, atire nas mãos, costas, pé direito e pé esquerdo. Para abrir a porta do outro lado do corredor atire na espada e no olho. Para abrir a porta que esconde um artefato do outro lado, atire na mão, espada, joelho, costas, olho, pé direito e pé esquerdo.
Feito isso, use o Grapple Hook para soltar os pinos da bola de ferro e jogue-a para a área de baixo. Desça até o local e empurre a bola no switch do chão. Acabe com os tigres que surgirem.

Na próxima área, desça no local e acione o dispositivo para abrir a porta e empurrar o globo para o novo switch e abrir a porta de uma nova área.
Você estará na área principal da fase. Sua tarefa será encontrar os quatro switchs que abrem as portas do local, nas quais você terá um novo desafio e precisará coletar uma chave especial, que abrirá a porta final da área principal.
A plataforma central (formada por vários pilares) é completamente escalável. Você precisará usar a câmera para localizar cada caminho e cada switch do local. Comece pulando para a plataforma da sua frente e seguindo pelo lado da esquerda. Pule na plataforma do outro lado para seguir pelas paredes e encontrar o switch da porta de Poseidon. Acabe com os morcegos e pule na plataforma do centro.

Use o Grapple Hook para puxar as plataformas e os pilares que possuírem argolas e você terá acesso a novos caminhos, que levam aos switches das portas de Damocles, Hepaestus e Atlas. Aberto os quatro portões, confira a solução do caminho de cada um:

Porta de Hephaestus
O switch não funcionará, porém você terá acesso ao outro lado usando a parede do canto direito. Quando chegar ao puzzle eletrificado, basta acionar os quatro switchs mais altos, lembrando sempre de não ficar nos quadrados quando estiverem mais altos para não levar choque.
Na área seguinte, empurre a pedra para o canto esquerdo e o martelo a destruirá. Pegue a estátua e coloque em um dos cantos da área (faça o mesmo com a outra estátua). Use o martelo para escalar pela área e pegar outra pedra (que terá mais uma estátua). Com as três em seus devidos lugares, basta pegar a chave de Hephaestus e sair. Para passar pelo portão final, basta acionar o dispositivo, pendurar-se na porta e, quando ela estiver caindo, pular para agarrar o buraco do alto.

Porta de Atlas
Para entrar no local, faça o mesmo que fez para sair de Hephaestus. Gire a manivela para surgir o chão do caminho. Mais à frente, pule na parede da esquerda para subir até o alto e ativar o switch, que revelará uma barra de ferro sobre o buraco. Siga até o alto, onde encontrará a estátua de Atlas e atire nos dois dispositivos. Corra para baixo o mais rápido que puder e, no final, pule na barra de ferro para não ser atingido pelo globo de ouro.
Gire novamente a manivela para voltar à estátua de Atlas e pegar sua chave. Na volta, use a coluna destruída da esquerda para subir na plataforma, pegar um artefato e acionar o switch para liberar o chão do local e sair dessa sala.

Porta de Poseidon
Este puzzle necessitará que você use duas caixas para abrir ou fechar a comporta de água do local. Acabe com os ratos e, na área principal, suba pelo pilar central e retire a primeira caixa da boca do peixe para subir a água. Nade até o outro lado e jogue a outra caixa para a água. Mergulhe, ative as duas alavancas para abrir uma porta e liberar uma jangada móvel que ficará presa em uma das pontes. Empurre a caixa na boca do peixe para diminuir a água e, no andar de baixo, posicione a jangada exatamente à esquerda desse peixe.
Suba a água novamente para usar a jangada como ponte para pular na parede e subir pelo buraco acima da grade que guarda a chave de Poseidon. Pronto! Basta ativar o switch e deixar o local.

Porta de Damocles
Entre na área com os quadrados vermelhos e brancos e siga para a próxima sala. Pegue a chave de Damocles no centro, mas seja rápido para não ser acertado pelas espadas que caírem do alto. Ainda nessa área, suba na coluna destruída e siga pelas plataformas (usando o Grapple Hook) para chegar às colunas do alto e seguir para o outro lado, no qual você terá uma alavanca que desativará um dos quadrados com espadas.
Na área anterior, a dica é olhar para o teto e desviar de todas as espadas que caírem nos cantos do corredor. Fazendo isso você não correrá riscos futuros. Nessa área, você precisará chegar ao outro lado tomando cuidado com as espadas dos chãos coloridos. O segredo é ficar sempre em um chão branco e, quando for o tempo correto, correr para outro chão branco.

Contorne a área e você precisará subir em uma coluna para chegar no alto, onde terá mais uma alavanca e que liberará outro quadrado do canto. Pule pelos pilares e, no outro lado da área, use o Grapple Hook para pular nos dois pilares do outro canto.
Gire a catraca no alto para abrir a porta de baixo e seja rápido para escapar do local com vida. Com as quatro chaves em mãos, siga para o andar mais baixo para abrir a porta e terminar a fase.


Tesouros

Artefact 1
Depois que você atirar na figura da parede, logo no começo da fase, observe os pontos marcados na imagem da salinha ao lado da primeira plataforma em que você pisa depois de saltar do pilar. Vá para a mesma imagem em que você atira e faça o desenho igual. Isso abre a grade no local em que você a observou. Basta pegá-lo.

Artefact 2
Quando passar pela porta de Atlas, você deve acionar uma alavanca para que o chão apareça e você consiga voltar. No mesmo local da alavanca, só que piso de cima, mais próximo da estátua, está o artefato.

Artefact 3
Assim que sair da sala de Atlas, pendure-se no chão ao lado direito da porta, escale por baixo da entrada, pule para o mastro e, em seguida para seu terceiro secret.

Artefact 4
Quando estiver saindo da sala com as espadas, no caminho da alavanca sobre a porta de entrada, acione a alavanca que está ao lado do tesouro para que as lanças se abaixem e volte para a sala da chave para pegar o artefato.

Artefact 5
Depois de pegar a chave em Poseidon, encha o primeiro nível de água e acione a alavanca no pilar central para abrir a grade que dá acesso ao artefato.

Artefact 6
Depois que o martelo abrir a porta que guarda a chave, suba novamente e use-o para subir, como se fosse para chegar ao local em que estava o bloco de pedra, e entre pela outra porta que se abriu. É bem em cima de onde estava guardada a chave.



The Colisseum
Time Trial: 11 minutos
Inimigos: 12
Medipacks: 5
Tesouros: 1 (1 artefatos)

Após matar os ratos, suba pelas plataformas para chegar à parte com água e mergulhe no local. Você chegará a um lugar com algumas gaiolas e umas paredes que podem ser acessadas para pular sobre estas gaiolas e chegar do outro lado.
Dentro do Colisseum, use sua Shotgun para acabar com os dois gorilas que surgirem e suba na arquibancada usando a rampa do canto esquerdo.
De onde você estiver, suba alguns andares e agarre no pilar do alto para subir e passar para o alto da construção de onde você saiu. Acione a alavanca para abrir uma das portas de baixo e caia novamente na arena para enfrentar outros dois gorilas e dois tigres.

Depois da chacina, siga pela porta de onde saíram os animais e mova pequena do outro lado da área para próximo da gaiola que estava à sua esquerda para conseguir subir nela e pegar uma chave. Volte para a arena para acabar com mais dois tigres.
Suba novamente na arquibancada e faça todo o caminho novamente para usar a chave na fechadura e abrir a porta principal. Suba as escadas para chegar ao topo e pule para a próxima plataforma. Use o Grapple Hook para chegar à outra área e, antes de prosseguir, pegue as armas Magnums atrás das pedras. Continue pelos pilares até chegar à outra construção. Desça e siga pelo corredor para finalmente completar a fase.


Tesouro

Artefact
Depois de usar a Balcony Key e subir na laje da edificação, você salta área uma argola usando o gancho com a corda. Em vez de pular para a plataforma, repare que há outra argola. Pule e se pendure nela. Feito isso, olhe com atenção logo à frente e verá uma cavidade com um objeto brilhante dentro. É o seu artefato. Pegue impulso e salte para ele.



Midas's Palace
Box:    Time Trial: 16 minutos
Inimigos: 8
Medipacks: 7
Tesouros: 3 (1 artefato e 2 relics)

Acabe com os três gorilas e você chegará a uma área com uma estátua gigante de Midas. Cuidado para não passar sobre a mão da estátua, pois Lara será transformada em ouro. Você precisará encontrar três barras de pedra para transformá-las em ouro. Cada uma estará dentro de uma das três portas do local (acessadas por switchs que estão espalhados na área). Pulando na coluna da direita, você chegará ao primeiro switch. Bem no alto das plataformas, atrás da estátua, você terá o segundo switch. Veja as primeiras soluções, pois o terceiro switch ainda não pode ser acessado.


Porta da esquerda
O caminho leva a uma área repleta de plataformas e espinhos. Siga para o portão aberto, puxe a caixa, ative o switch, suba as escadas e use a alavanca para subir as plataformas. Lara só pode ficar nas plataformas sem espinhos por até 2 segundos, caso contrário as plataformas começam a baixar. Para chegar ao outro lado, pule na plataforma à sua frente, agarre a plataforma de espinhos à esquerda, pule na construção destruída e pule na plataforma móvel da parede. Rapidamente agarre a coluna com espinhos à frente, dê a volta e pule no outro pilar para agarrar mais uma plataforma de espinhos à frente e pular no último pilar, que o ajudará a alcançar o lado com a primeira barra de pedra. Saia do local e acabe com os gorilas que surgirem no corredor.

Porta da direita
Você chegará a uma área com um pilar no centro, um gorila e um tigre. Na pequena saída do outro lado, desça as escadas e você terá mais dois gorilas para acabar. Use o Grapple Hook para destruir as vigas e fazer com que o pilar caia. Pegue a segunda barra de pedra ainda nesse local. Volte para o alto subindo as escadas e, no corredor de onde você veio, suba outras escadas para chegar ao alto, pular pelas plataformas da direita e usar o Grapple Hook para chegar ao outro lado.
Agarre no pilar do canto, caia no local e suba pela parede para cair na outra entrada e encontrar o terceiro switch da área principal. Volte e acabe com mais dois gorilas.

Porta dos fundos
Antes de cair na água, acabe com o crocodilo que o espera e só então ative o switch no final da plataforma para ligar as labaredas de fogo.
Pule para o primeiro pilar em chamas, agarre o pilar do lado direito e escale-o para chegar ao canto direito e ativar o dispositivo que subirá um pilar submerso.

Volte pelas plataformas de fogo e pule nesse novo pilar para chegar ao outro, do canto esquerdo. Escale-o e pule na área à esquerda para acessar outro dispositivo, que subirá o pilar a noroeste. Use-o para escalar e chegar à plataforma do alto e pegar a terceira barra de pedra. No caminho de volta acabe com mais três gorilas.
De volta à sala principal, transforme as barras de pedra em ouro (colocando-as na mão de Midas) e coloque-as nos cantos indicados para abrir a grade que está na água e completar a fase.


Tesouros

Artifact
Quando entrar na sala do tijolo em que as plataformas são suspensas pela alavanca e há diversas lanças, pare mais ou menos no centro do local. Posicione-se em direção à alavanca que está no andar acima do seu e olhe para noroeste. Há algumas pedras sobrepostas e uma argola. Use o arpão para puxá-las para baixo. Agora, suba novamente as escadas, acione a alavanca e, na metade do percurso de saltos que você fez para chegar ao tijolo, alcance a plataforma mais próxima do artefato e pule até ele.

Relic 1 – Athenian Owl Figurine
Na mesma sala em que você pegou o artefato há uma relíquia. Para acessá-la, você deve retirar a caixa que está ao lado da escada daquele local. Puxe-a e, quando estiver saindo desse corredor e entrando na sala de costas (pois você está puxando a caixa), posicione-a ao lado da primeira pilastra do lado direito. É uma com superfície inclinada, que o faz escorregar. Suba as escadas e acione a alavanca. Quando as pilastras subirem, não salte sobre elas. Volte ao andar térreo e empurre a caixa para dentro da cavidade, na quina da pilastra. Isso impede que ele desça novamente. Suba novamente as escadas e salte em direção ao local em que você coletou o tijolo. Quando chegar à última pilastra antes do salto para o local no qual estava o tijolo, salte para a pilastra à frente, justamente aquela em que você inseriu a caixa. Agora, basta pular para o parapeito adiante e pegar a relíquia.

Relic 2 – Griffin-Head Protome
Na sala de fogo, suba até o local em que você acionou a primeira alavanca fora d’água. Posicione-se na borda e olhe pela parede em direção ao fundo da sala, onde está o tijolo. Há uma argola quase no teto. Use o arpão para correr pela parede e pule para se pendurar na borda à frente. Caia na rampa e pule para a outra borda. Vá para a outra borda à direita, suba para a de cima e salte para a rampa do lado esquerdo, que dá impulso para você se pendurar no mastro. Pule para o mastro seguinte e pise no poste adiante. Salte para a rampa e pule novamente para chegar a uma alavanca. Feito isso, você já visualiza a relíquia. A torre é mesma da alavanca, porém, na parte de cima. 
Detalhe: você tem tempo para chegar até ela. Seja rápido, volte para o início da sala e salte pelas plataformas ignorando o fogo. Mesmo que você perca um pouco de energia, não há tempo para enrolação. Não é preciso passar pelos locais em que você acionou a alavanca e rodou a coluna. Salte diretamente entre elas.



Tomb Of Tihocan
Time Trial: 13 minutos e 20 segundos
Inimigos: 8
Medipacks: 3
Tesouros: 2 (2 artefatos)

Dentro d’água, passe pelo caminho da esquerda para chegar a uma área com dois ratos. Acabe com eles, empurre a caixa e use-a para acionar o switch e cair na outra área.
Você chegará à área principal da fase. Basicamente você precisa empurrar duas caixas que estão em duas plataformas do alto e colocá-las em dois dispositivos na parte mais baixa do local. Antes, acabe com um crocodilo na água e pule para a plataforma ao sul usando as paredes e as vigas para encontrar as duas caixas. Gire a manivela para baixar o nível da água e desça para o andar de baixo usando a parede da esquerda.
Jogue a primeira caixa no poço abaixo e pule para a plataforma da direita para encontrar outra manivela e baixar mais uma vez o nível da água. Siga para o outro lado da área para empurrar a segunda caixa e, antes de cair, acabe com os dois crocodilos. Só então caia no local para empurrar as caixas nos dispositivos e abrir a grade maior e a que esconde uma jangada móvel. 

Escale essa área, suba o nível da água novamente e use o Grapple Hook para puxar a jangada até o máximo que puder no canto em que havia a outra grade bloqueando. Só então escale toda a plataforma e faça o caminho todo até a primeira manivela, que precisará encher de água todo o local novamente.
Nade até a jangada e posicione-a de forma que dê para alcançar a parte superior, em que estão três rostos jorrando água. Mergulhe e siga pela parte submersa para chegar a um templo. Antes de subir, mergulhe para o canto da esquerda e você encontrará uma caverna que terá o switch que abrirá o portão do templo. Só então entre no local para assistir a uma animação com cena interativa (baixo, direita são os comandos) e prepare-se para enfrentar dois centauros.


Tesouros

Artifact 1
Suba o nível de água do salão (cisterna) e, a partir da alavanca giratória que você acionou, nade para o outro lado do local. Na parte de trás da coluna central há uma alavanca. Acione-a tomando cuidado com os crocodilos. Quando você esvaziar totalmente a água, a grade no chão, que protege o artefato, estará aberta e você terá acesso ao item.

Artifact 2
Depois de passar o trecho da cisterna, você chegará à Tumba de Tihocan. Antes de entrar, mergulhe pela caverna ao lado esquerdo olhando de frente para o templo. O artefato está na caverna.

Chefe: Centauros
Basicamente você precisa atirar em um dos centauros até a barra encher e eles começarem a atirar um raio verde, que pode transformá-lo em pedra; portanto, quando eles estiverem prontos para usá-lo, não mire a arma na direção deles.
Continue atirando até ter a chance de acertar com a barra de adrenalina. Com isso o centauro ficará tonto por alguns segundos. Essa é a hora de usar o Grapple Hook e derrubar o escudo dele. Faça todo o procedimento com o outro centauro e, quando eles usarem o raio que transforma em pedra, pegue um dos escudos e reflita o poder contra eles.
Com isso você os transformará em pedra e poderá enchê-los de bala até finalmente derrotá-los.



EGITO

Temple of Khamoon
Time Trial: 20 minutos e 30 segundos
Inimigos: 23
Medipacks: 17
Tesouros: 4 (3 artefatos e 1 relic)

Na primeira área, use o Grapple Hook para quebrar os dois pilares laterais e subir pela parede para chegar à próxima área, em que haverá um tigre. Você chegará à área principal, na qual haverá duas múmias que soltam fogo e uma estátua gigante da esfinge.

Escale toda a área usando o pilar quebrado do canto esquerdo e use o Grapple Hook para chegar à parte de trás da esfinge e ativar um switch, que abrirá uma porta.
Na próxima área, escale as plataformas usando o escaravelho como suporte e prepare-se para enfrentar mais alguns tigres.

Na área com várias estátuas da esfinge, ative o switch para movê-las e seja rápido para subir pelas plataformas e chegar ao outro lado, em que você atravessará para uma nova área.
Na água, acabe com os crocodilos, suba na primeira plataforma para escalar o escaravelho e seja rápido na plataforma móvel para pular na parede e chegar à próxima área.
Nesse local, escale os mastros para chegar do outro lado e ativar um switch que derrubará uma caixa da sala anterior (com a água). Volte e empurre essa caixa para o outro lado da área para usá-la como plataforma e atingir a parede do outro lado. Atravesse pelo escaravelho e, quando chegar à parte alta, use o Grapple Hook na parede do outro lado para puxar a porta. Seja rápido com o Grapple Hook para pular pela porta e você chegará a uma nova área com mais alguns tigres e uma estátua de um gato do outro lado.

Caia na água, passe para a outra parte e você chegará a uma sala com um escaravelho gigante na parede. Escale pelos pilares até chegar à parede que lhe permitirá pular no escaravelho e abrir a porta do chão com seu peso.
Na última área, você terá quatro pilares centrais com hieróglifos e oito pilares laterais que possuem caixas móveis no chão. Cada uma delas revela alguma surpresa (seja munição, seja suprimento, seja algum tigre). Após retirar tudo da área, use a caixa logo à direita da porta fechada para subir no pilar do canto e escale-o para conseguir atravessar pela área e chegar a um local em que haverá a relic.

Na solução do puzzle, você precisa girar os pilares e deixar os hieróglifos corretos voltados para a frente da porta que está fechada. Assumindo que você está virado de frente para a porta fechada e o pilar 1 é o da sua extrema esquerda, faça o seguinte:
Pilar 1 – Desenho do homem segurando um prato com dois acessórios
Pilar 2 – Homem segurando uma jarra azul
Pilar 3 – Homem segurando uma jarra transparente com um líquido verde dentro
Pilar 4 – Homem segurando uma ave

Feito corretamente, você abrirá a porta que leva para o final da fase.


Tesouros

Artifact 1
Sobre a cabeça da esfinge sem queixo há uma pequena sala escondida no fundo da cavidade. Fica do lado direito. Salte ali que Lara se agarrará na parede.

Artifact 2
Depois de acionar a alavanca que abre o alçapão em volta da estátua do gato, vá para a porta ao lado, pela qual você tem a visão do templo com a piscina central, lá embaixo. Pare na borda e use o gancho que está na parede para correr por ela e pular para se pendurar em uma borda. Salte para trás e use novamente o arpão para se pendurar na argola do teto. Na direção do templo do gato há mais duas argolas. Você deve usá-las para acessar o telhado do templo. Atenção: na última argola, pegue bastante impulso, pois, caso você caia próximo à borda, uma rampa não o deixa subir.

Artifact 3
Na sala da estátua de um escaravelho em que está a areia que cai para a sala de baixo. A mesma da imagem, só que pelo outro caminho. Suba na rocha mais alta, na qual você coleta dois itens, atravesse correndo pela parede para o outro lado e pendure-se na borda. Dela, salte para cima do poste mais baixo e faça o mesmo para o seguinte. Agarre-se à borda do poste à frente e caia para a borda de baixo. Pule para o poste ao lado e para o seguinte. Dê a volta nele e suba para a borda acima. Volte para o poste anterior, só que na parte superior, e pule para a parede. Use o arpão para correr pela parede em direção à porta e pule para a plataforma sobre ela.

Relic – Mummified Cat
Na sala com os quatro obeliscos, em que você gira as bases para abrir a porta, está a relíquia. Depois de abrir, posicione uma das caixas ao lado da coluna ao lado direito da porta. Escale-a pelas rachaduras e siga o trajeto lógico até a próxima coluna. Suba para a rachadura de cima e salte para trás para pisar no obelisco. Salte pelos outros até chegar à salinha do outro lado. Antes de iniciar a escalada, certifique-se de que os quatro estão levantados.



Obelisk of Khamoon
Time Trial: 18 minutos
Inimigos: 7
Medipacks: 12
Tesouros: 4 (4 artefatos)

Ative o primeiro switch para derrubar a primeira das pontes, que leva aos quarto artefatos que você precisa coletar no local. Siga pela água e entre no outro corredor para chegar a uma área com um dispositivo na parede da direita, que serve para baixar uma coluna da esquerda. Seja rápido para pular sobre essa coluna e siga pelas paredes para começar sua escalada.
Após passar pela plataforma móvel e chegar ao primeiro canto, pule para a plataforma do centro (é longe, mas a Lara é capaz) e pule na outra plataforma também do centro para começar a escalar os pilares. Tome cuidado com as flechas e você chegará à próxima área, na qual haverá uma múmia. Pule pelas armadilhas e você chegará a uma área onde haverá o segundo dispositivo das quatro pontes.

Quando você chegar a uma sala com mais duas múmias, antes de cair no local, continue usando a parede a seu favor e agarre-se ao gancho dourado para acionar as lâminas giratórias. Seja rápido para contornar o local e chegar a um novo corredor com mais algumas rochas que se fecham. Você chegará a um canto com o terceiro dispositivo das pontes.
Volte o caminho e siga agora para a outra entrada (aberta após derrotar as múmias). Faça todo o caminho até achar o último dispositivo das pontes. Volte do local em que estiver até a área com as quatro pontes. Use as lanças para se mover na área e recolha os três artefatos restantes. Caia na água e entre pelo buraco, que agora está liberado.
Chegando à outra área, ative o dispositivo para abrir o teto e suba as escadas. Volte pelo corredor (não pelas portas laterais) para chegar à primeira área principal do Egito, com a cabeça da esfinge. Acabe com o centauro sem problemas e coloque os quatro artefatos no pilar central para abrir uma nova porta e completar a fase.


Tesouros

Artifact 1
Na porta por onde você começa a escalada há uma alavanca logo no primeiro andar. Quando você a aciona, um mastro sai da parede. Ele está muito acima de você. Portanto, seja rápido na subida antes que ele volte para dentro parede. Você tem acesso a ele pouco depois de pisar nas duas pilastras. É o mastro do lado direito.

Artifact 2
Na sala em que você converte a rampa para escada, suba até o primeiro checkpoint, que é no degrau mais alto. Para prosseguir, você deve usar o arpão para andar pela parede duas vezes seguidas. Jogue na primeira argola e salte para a segunda. Em vez de pular para a plataforma, deixe Lara pendurada na corda até estabilizar. Basta escorregar até embaixo e  aí estará o artefato.

Artifact 3
Quando entrar na sala na qual a alavanca amarela em que você se pendura aciona as lâminas, prepare-se para o terceiro e o quarto artefato. Depois de passar pela primeira seqüência com duas lâminas, você chega a uma plataforma em que há uma passagem por trás da parede para prosseguir. Em vez disso, repare que na parede de trás há duas bordas que servem de apoio para você subir no teto da passagem.

Suba e veja que há uma argola e alguns itens numa plataforma logo à frente. Use o arpão, mas não salte para lá. Estabilize e suba com a corda até que os pés de Lara fiquem entre a cabeça e a cintura dos desenhos na parede. Quando ela pegar embalo em direção à plataforma com os itens, salte para o outro piso, do lado oposto à parede. Tome cuidado com a lâmina e pule na borda que está na parede, do lado direito. Em seguida, pule no trampolim e espere que ele desça. Salte para a plataforma seguinte e dê a volta pendurando-se para pegar seu artefato.

Artifact 4
Logo após a coleta do terceiro artefato, quando você está descendo, mantenha-se pendurado na borda depois de cair da parte em que há uma lâmina abaixo de você. Obrigatoriamente ela o acerta na queda. Quando isso acontece, é a hora em que Lara cai e se pendura na parede. Apenas dê a volta pendurado para ver o artefato dentro da cavidade.



Sanctuary of the Scion
Time Trial: 28 minutos
Inimigos: 24
Medipacks: 3
Tesouros: 3 (2 artefatos e 1 relic)

Subindo as escadas, acabe com as duas múmias e você chegará a uma área com quatro pilares. Gire-os de forma que os hieróglifos fiquem na mesma direção dos que estão desenhados nas paredes. A próxima área terá uma gigantesca estátua da esfinge. Você precisará encontrar dois Anks de ouro (escondidos nas portas da direita e esquerda) para entrar na esfinge.
Usando a escada na área, suba para o caminho da direita (à esquerda da esfinge) e escale as plataformas e pilares para chegar ao topo. Acabe com os dois demônios que cospem fogo e continue na outra plataforma para chegar à parte mais baixa e abrir a porta da esquerda ativando o switch.
Dentro do local, você precisará subir quatro pilares que estão submersos para fazer com que um quinto pilar (no alto) os ilumine. Comece descendo pelas paredes e use as plataformas para chegar à água. Pule no pequeno pilar à esquerda do portão fechado (o único lugar em que você pode subir) e pule para a parede para agarrar a estrutura móvel da esquerda. Rapidamente pule para as partes mais altas dessa estrutura até o gancho prender a rocha. Com isso, você terá subido o primeiro pilar. O processo é o mesmo para os outros três.

Caia novamente na parte baixa e agarre agora o pilar do lado esquerdo para também subi-lo. Volte para o caminho do primeiro pilar e suba nele para acessar a plataforma do alto. Atravesse a ponte e pule no outro lado. Do local que estiver, pule rapidamente pelas duas barras da esquerda para agarrar o muro e ter acesso ao terceiro pilar. Para o último, basta subir na ponte novamente e se pendurar nas barras do outro lado. Suba toda a plataforma e ative o switch para descer o pilar do alto e abrir a porta.
Entre na porta que se abriu, derrote a múmia e pegue o primeiro Ank de ouro.
Volte para a área com a esfinge e pegue agora o caminho à esquerda da escada. Pule pelos pilares para chegar à parte mais alta e acabar com outros dois demônios voadores. Siga até o final da plataforma para encontrar outro dispositivo, que abrirá a porta da direita.
Dentro do local, o puzzle será o mesmo da sala anterior. Basta usar as plataformas laterais a seu favor e você rapidamente terá os quatro pilares levantados. Volte para o alto, ative o switch para abrir a porta e entre por ela para acabar com outra múmia e pegar o segundo Ank de ouro.

Na área da esfinge, antes de usar os Anks, escale novamente a escada, pegue o caminho da direita para chegar ao topo da plataforma novamente. Em vez de pular para a outra plataforma, use o Grapple Hook na lateral para chegar à cabeça da esfinge e encontrar um par de Mini SMGs (armas automáticas).

Finalmente dentro da esfinge, ignore a bola de pedra (ela não servirá para nada) e desça pela rampa para chegar a uma área com água e duas estátuas gigantes (uma de Anúbis – da esquerda – e outra de Tutan Khamoon – da direita). Caia na água e puxe a alavanca que está na parede, bem no meio das estátuas. A água será drenada em dois níveis. Suba pela estátua de Anúbis e pule pelas plataformas para usar o Grapple Hook na parede e chegar às escadas que levam a parte alta.
Bem na frente da estátua de Anúbis, veja a ordem dos escaravelhos e atire nos que estiverem na parede até deixá-los na mesma posição. A porta será aberta e você poderá ativar o switch para subir o primeiro nível de água.

Suba na parte mais alta do pilar e siga para a outra estátua para mergulhar em um buraco central. Veja a ordem dos outros escaravelhos e repita o processo de atirar nos que estiverem na frente da outra estátua. Ative o switch para subir o outro nível da água. Por fim, entre no buraco do switch da estátua de Anúbis e você encontrará uma passagem secreta para chegar a uma nova área.

Acabe com as duas múmias e os dois tigres e você chegará a uma área com 20 pilares para serem pulados e dois switchs superiores que precisam ser ativados para abrir a grade do local. Confira o diagrama abaixo para saber qual o melhor caminho:

+---------SE-#######-SD---------+  A = artefato 2
A | (17) (18)                    (19) (20) |  SE= switch da esquerda
   | (13) (14)                    (15) (16) |  SD = switch da direita
   | ( 9) (10)                     (11) (12) |  
   | ( 5) ( 6)                         ( 7) ( 8) |  
   | ( 1) ( 2)                         ( 3) ( 4) |  
|___________     ___________|  
                  |ENTRADA|            

Para chegar ao switch da esquerda, pule em 3, 7, 14 (usando o Grapple Hook) e 18. Para o switch da direita pule em 3, 7 8, 16 (usando o Grapple Hook), 20 e 19. 

Com a última parte do Scion em mãos, assista à animação (com momentos interativos – baixo, direita, cima). Você terminará a última fase no Egito.


Tesouros

Artifact 1
Há duas salas em que você ativa quatro mecanismos para que a luz atinja os prismas e a porta se abra. Na sala ao lado esquerdo, olhando de frente para a esfinge, está o artefato. Depois de ativar os quatro prismas, inicie o processo de descida pelas escadas duplas. Pare na mais próxima da porta e pendure-se em sua moldura da parte superior. Dê a volta para o outro lado e pegue o Artifact.

Relic – Horus Idol
Na cisterna onde há duas estátuas sentadas lado a lado está o Horus Idol. Depois de chegar ao colo da estátua da direita, olhando-as de frente, jogue na água a caixa para na plataforma logo abaixo. Nade pelo corredor entre as duas estátuas e acione a alavanca ao fundo, embaixo d’água.

Faça o trajeto para subir até a alavanca que abre o portão entre as pernas da estátua da direita e que fecha automaticamente dentro de instantes. Corra antes que se feche e passe por ele. Suba e pendure-se na borda, na canela da perna esquerda da estátua. Salte dela para a alavanca ao lado e veja que um portão se abre. Quando chegar à plataforma que passa atrás da cabeça das estátuas, em vez de abaixar a alavanca no centro, siga até o final e entre pelo portão que você abriu.

Artifact 2
Na sala com pilares vermelhos e azuis, onde você usa os dois Scions para abrir a porta, está o artefato. Faça o mesmo trajeto pelos pilares para chegar à fechadura de Scion da esquerda, usando o gancho na argola do teto, no centro da sala. Pare no último pilar que você utiliza antes de saltar para a plataforma e note a cavidade com o item na parede ao lado. Salte para o pilar azul e, em seguida, para seu artefato.



LOST ISLAND

Natla's Mines
Time Trial: 17 minutos e 30 segundos
Inimigos: 13
Medipacks: 9
Tesouros: 4 (4 artefatos)

Você começará a fase sem nenhuma arma. Siga para trás da cachoeira e pule nas caixas. Pule na corda e, em seguida, na plataforma do topo da cachoeira para chegar a uma nova área.
Siga até o final do corredor e você encontrará o fusível vermelho no topo do carrinho. Volte, coloque-o no painel correto e aperte o botão para mover a plataforma do alto.
Pule pelas caixas e siga até o telhado da área, que está abaixo da plataforma móvel. Entre no túnel e contorne todo o caminho para chegar em cima da plataforma que tem uma caixa amarela. Derrube-a e continue seguindo pelas plataformas e paredes até encontrar o fusível verde. Pule pela parede usando o Grapple Hook e volte todo caminho até o painel para usar o fusível no switch correto.
Aperte o botão para ativar a plataforma e use-a para acessar o outro lado da caverna e encontrar um túnel de pedra. Siga para o caminho das escadas e você encontrará o fusível azul. Escale os canos tomando cuidado com o ar quente que sai e volte para área principal para colocar o fusível. Basta usar os botões do painel para jogar a caixa no telhado da sala no fundo e subir no local para pegar suas armas. Atire no vidro para chegar novamente à grande área.
Com suas armas, siga para a área em que pegou o fusível vermelho e atire no vidro do alto para acessar um switch e mover o carrinho pelo trilho (que destruirá a parede de madeiras do outro corredor). Na caverna no final, você chegará a uma área com lava. Recolha as Magnums embaixo do local em que Lara estava e siga pelas plataformas para subir pelas vigas e colunas. Volte pela rampa e use a barra para chegar a outra plataforma. Saia e use a caixa amarela para criar uma plataforma no canto esquerdo da próxima área. Pule pelos rochedos do canto direito tomando cuidado com os que são destrutíveis e alcance o topo da pirâmide para ativar o switch na frente e completar a fase.


Tesouros

Artifact 1
Depois de usar o fusível vermelho e apertar o botão, suba sobre a sala a caminho do fusível verde. É onde, depois, você consegue as pistolas. Quando estiver sobre ela, salte sobre dois postes e, em seguida, na borda. Use a borda ao lado para chegar ao trampolim e salte para a rampa, que dá impulso para chegar à plataforma do primeiro artefato. 

Artifact 2
Depois de pegar as pistolas, volte para o início da fase e atire no gancho que prende a corda do barco. Com ele solto, suba no barco e salte para a borda na parede da caverna que começa o game. Salte para a borda do outro lado e siga o caminho lógico até a caverninha em que está o objeto.
Relic – Chalice of Torment
Após coletar o segundo artefato, nade até a cachoeira, entre pela caverna e, quando visualizar as duas caixas penduradas, atire na primeira para liberar a relíquia.

Artifact 3
Na primeira parte em que você tem contato com a lava, atravesse pelos obstáculos até chegar ao outro lado. Na última plataforma antes de chegar ao final, não suba para o topo. Siga pela borda e pule para se pendurar no pedaço de trilho quebrado. Salte para o pequeno poste do lado direito e verá o artefato. Apenas salte para ele.
Artifact 4
Depois de dar um fim nos dois inimigos, é hora de pegar o quarto artefato. Quando estiver pisando nos dispositivos da rampa, que, quando acionados, abrem a porta, preste atenção. O último do outro lado e mais embaixo é um acionável. Pule sobre ele e não demore nada para pular para a borda na coluna adiante. Seja muito rápido, pois, se não conseguir, terá de morrer para que o dispositivo volte para cima. Da borda em diante é fácil chegar ao artefato.



The Great Pyramid
Time Trial: 14 minutos
Inimigos: 12
Medipacks: 9
Tesouros: 3 (2 artefatos e 1 relic)

Dentro da pirâmide, pegue munição e prepare-se para enfrentar quatro criaturas. Use as plataformas e as paredes para chegar ao segundo andar. Acabe com mais duas criaturas e prepare-se para os puzzles. Comece atirando no alvo indicado e use o Grapple Hook para seguir até a outra plataforma. Atire no outro alvo, siga para a próxima plataforma e, tomando cuidado com o inimigo, siga para a próxima área. Atire no alvo para liberar duas criaturas na área. Acerte o switch, siga pelas plataformas e use as paredes para chegar à quarta plataforma. Acabe com as duas criaturas e siga para a próxima plataforma usando a barra de ferro. Suba pela parede e agarre a outra plataforma para no final agarrar outra barra e chegar à próxima área.
Acabe com outras duas criaturas e dê um duplo pulo para a outra plataforma até subir pelas rampas e encontrar mais inimigos. Para sair do local com lava, use as plataformas laterais e as paredes para acessar o outro lado. Tome cuidado também com o fogo. No próximo puzzle, pule atrás de um dos pilares e use-o como escudo para não ser atingido. Siga pelas plataformas dos cantos e acabe com os outros inimigos na próxima área.

Você chegará a uma área com mais três criaturas para serem derrotadas e, se não bastasse, um clone de Lara. Nem tente destruí-lo, pois você será atingido. Tudo que você precisa fazer é girar a redoma de lava no centro da área, correr para uma das plataformas que surgirem no canto e acionar o switch no final da plataforma do alto. Faça isso na plataforma do outro lado e repita o procedimento na primeira plataforma para se livrar da “Lara do mal”. Suba novamente na plataforma e siga pela porta que se abriu para acabar com mais alguns inimigos.
Recolha os itens e ative o switch no centro para encontrar uma nova plataforma e acessar um novo caminho. Tome cuidado para não ser atingido pelas paredes e continue seguindo pela área até chegar a um novo local com mais dois inimigos. Um dos switchs estenderá a ponte sobre a lava, enquanto o segundo abre a porta. Para acessar o primeiro, basta passar pelos desviando das rochas da parede. Para o segundo, pule no pilar central e tome cuidado para não ser atingido pelas outras rochas. Passando pela porta, você completará a fase.


Tesouros

Artifact
Depois de fazer todo o trajeto de subida pelo fosso, subindo de andar por andar, pare na plataforma mais ao alto e repare que há uma rachadura na coluna do lado contrário ao que você subiu. Salte e pendure-se para conseguir o artefato.

Relic – Torc of Embitterment
<foto 54>
Depois de passar pela versão alienígena de Lara, ative as duas alavancas para que a ponte apareça e a porta se abra. Pare sobre a ponte e acione a mira. Ela se focará no teto da porta que se abriu. Pule para dentro do buraco e, quando Lara começar a escorregar, pule e acione o gancho. Depois de pendurada, basta pegar impulso e saltar para dentro do buracão. Está aí a última relíquia do game.



Final Conflict
Time Trial: 15 minutos
Inimigos: 20
Medipacks: 15
Tesouros: 4 (4 artefatos)

Você não conseguirá derrotar o chefão simplesmente usando suas armas. O segredo é usar as plataformas do canto para desviar e fazer com que ele caia no buraco com lava. Enquanto ele tenta escalar, atire em sua mão para ganhar mais tempo. Tente acertar também na cabeça usando sua barra de adrenalina e, quando ele ficar tonto, prepare-se para desviar dos novos ataques.
Após a luta, suba nas vigas e plataformas, acabe com a criatura e acione o dispositivo para mover a plataforma. No próximo túnel, acabe com o centauro e siga pelas plataformas usando os switchs. Ative o switch principal para abrir uma área que leva a uma parte com água. Acabe com os inimigos e mergulhe no local para encontrar outro switch que estenderá a plataforma. Acabe com os inimigos e empurre a caixa na plataforma para chegar ao outro dispositivo e acabar com mais alguns inimigos.
Novamente na área com a água, você terá outros três switchs para serem ativados com o peso de Lara. Após ativá-los, você encontrará um quarto switch, que só poderá ser acessado com a caixa e as plataformas da outra área. Pule próximo da direção dos ventos e agarre na plataforma do canto. Siga pelo túnel e ative o switch para acabar com mais alguns inimigos e cair na água novamente para a próxima área.

Cruze a ponte e suba pela plataforma tomando cuidado com o lança-chamas na parede. Continue pelas plataformas até precisar usar a rocha para fazer peso no dispositivo e continuar prosseguindo. Use o Grapple Hook no canto mais alto e continue subindo para chegar à área em que você terá a batalha final.


Tesouros

Artifact 1
Depois de derrotar o primeiro centauro e acessar a sala em que há uma piscina no meio, acione a alavanca embaixo d’água para que a plataforma se sobressaia da parede. Suba no buraco a que ela dá acesso e empurre o engradado. Olhe para trás e verá que sobre sua cabeça está o primeiro artefato.

Artifact 2
Depois de pegar o primeiro, use o engradado para subir na plataforma de pedra, acione a alavanca que está sobre a porta e volte pelo corredor que leva ao começo da fase para subir no pequeno buraco e pegar o artefato.

Artifact 3
Depois de passar pela sala com a piscina no meio, você tem pela frente um trajeto pela lava. Logo no começo, você desce até chegar a três pedras que estão sobre a lava. Quando você pisa, elas afundam. Caia na primeira e, quando pisar na terceira, em vez de pular para a borda, pule para o chão que está do lado oposto, atrás da cachoeira de lava. É no trecho logo abaixo do que você vê na imagem.
Artifact 4
Quando chegar ao final do trecho em que você pegou o terceiro artefato, Lara sobe uma escada e acontece o checkpoint. Volte e olhe em direção ao local de onde veio. Repare que há um gancho no teto. Pule para a frente e pendure-se para chegar a uma plataforma. Pegue o item, pule para a seguinte, colete o outro e veja seu último artefato logo ao lado.


Chefe: Natla
A batalha final exigirá muita habilidade e um número considerável de Medikits. Portanto, caso você não tenha feito um bom estoque, prepare-se para sofrer um pouco.
Fique próximo dos pilares e tente acertar o inimigo. O segredo será destruir as asas de Natla, portanto descarregue seu pente de balas sem dó e continue desviando das rajadas de fogo.
Com as asas destruídas, use a Micro SMG ou a Shotgun para elevar a barra de fúria com mais rapidez e, assim que fizer isso, troque para a outra arma para começar a atirar com a barra de adrenalina realizando algumas esquivas. Continue com esse processo até finalmente vencer o combate.
Na animação, realize os comandos corretos e veja as cenas finais.



0 comentários:

Postar um comentário

Mapa